quarta-feira, 30 de maio de 2012

Inauguração do Telecentro Tenondé Porã

Na manhã desta segunda-feira, 28, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e a secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, acompanhada pelo coordenador de Inclusão Digital (CID), João Francisco Berci, visitaram a Aldeia Tenondé Porã, localizada em Parelheiros, Zona Sul da Capital. Também estiveram presentes, a secretária de educação, Célia Falótico, a coordenadora regional de saúde da região Sul, representando o secretário de saúde, Dra. Ivanilda Argenau Marques, o secretário do governo municipal, Giovanni Palermo, o secretário municipal das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, a subprefeita de Parelheiros, Cel. Vitória Brasília de Souza Lima, e os caciques líderes das tribos que moram no local.
Ao decorrer da visita, as autoridades participaram de uma cerimônia realizada pelos índios, conheceram um pouco de seus costumes e tradições e visitaram as instalações do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ambas implantadas no local pela prefeitura, através da Secretária Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde.


Durante a cerimônia, realizada dentro de uma oca, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, saudou os moradores usando o idioma falado pela tribo e falou sobre a importância de instalar a unidade de saúde e de educação no local: “Preservar a cultura e incluir o acesso à saúde e educação para cada integrante dessas tribos é gratificante e faz parte de todo um projeto, realizado entre a prefeitura e as secretarias. Integrar a cultura indígena com a cultura urbana é o nosso dever, me sinto muito alegre em poder fazer parte desse dia, que será um marco para a cidade de São Paulo”.

Após a cerimônia, aconteceu o descerramento de placa de mais uma unidade do programa Telecentro, realizado pela Secretária de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria de Inclusão Digital (CID).

O Telecentro Tenondé Porã inaugurado no local, tem capacidade para realizar cerca de 171 atendimentos por dia, proporcionando inicialmente aos usuários, campeonatos e oficinas de jogos educativos, além de introdução à informática e internet, aos moradores do local.

0 comentários:

Postar um comentário